tutorial de Background Elaborado by: .gradus
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tutorial de Background Elaborado by: .gradus
Antes de começar eu quero avisar que esse jeito que eu vou explicar agora eh simplesmente o que se encaixou ao meu estilo e necessidades. Entao vc nao precisa preocupar se preferir de outro modo ou adaptar o meu jeito.
Eu uso a largura do stk no 2, quase nunca 3, mais do que isso deixa o risco grosso demais, acaba deixando o bg estranho.
Vc vai precisar do Pivot 2.2.5 Hotkeys e Chaos Crystal.
Abra o pivot, selecione as dimensões da sua anima e etc, depois clique em "Editar", amplie a janela e use o Chaos Crystal para deixar transparente o "Construtor de Figuras", não se esqueça de mudar a opacidade para 100 ou menos, deverá ficar assim:
Depois de feito isso iremos apertar "N" que é atalho para começar um novo stick, em seguida iremos apertar "W" para deixar o stick "Estatico", diminuir o seu "Comprimento" para 0, sendo assim a unica coisa que irá aparecer será o ponto de origem, a bolinha meio laranjada, nomeie ela como "Referencia", vcs irao entender o porque.
OBS: Podemos usar essa bolinha tbm para fixar os pés do stick.
Agora é a parte que vc precisa prestar atenção, e usar a cabeça um pouco, pq se você quiser fazer um background grande e pretende fazer movimento de camera com ele, vc fará o seguinte:
pegue o ponto de referencia e coloque na extremidade da tela
abra o "Editar" e coloque o stk que vc vai criar em cima do ponto de referencia, eu faço isso para ficar mais facil de mexer os stks se forem muitos. Um bom exemplo do que estou falando é essa minha anima > Aqui
Como vcs viram eu movimentei varios stks sem errar a posição, isso porque eu coloquei todos os stks em cima do mesmo ponto de referencia
agora vamos criar a primeira parte do nosso bg
Agora preste atenção, pq eh muito importante essa parte, sem adicionar ou fechar o bg que vc fez no modo de Edição, vc irá dar um duplo click na "aba" do pivot até ficar na tela da animação, nesse bg não é tao util essa tecnica, mas qndo vc for fazer bg super detalhados em bg grandes vai ser util pq vc vai poder detalhar as 2 partes do bg com um unico stk, caso contrario vc precisaria de 2
Depois disso vc adicionará outro ponto de referencia e vai colocar ele na outra extremidade (lembrando que eh para deixar o modo de edição "minimizado"), para deixar os 2 pontos de referencia na mesma altura, vc irá pegar o segundo ponto que vc adicionou, colocar em cima do primeiro, e entao mover ele até a outra extremidade da tela usando o teclado para mexer o mouse, pq vai te dar precisão, se vc nao sabe como usar o teclado para isso leia esse tuto > Aqui
Eh para ficar assim:
depois de posicionar os 2 pontos de referencia, fique dando duplo clicks na aba do pivot ate abrir a do editar.
Agora podemos fazer um bg com tamanho de 2 frames usando um unico stk.
Agora vc vai colocar o ponto de origem do bg em cima do segundo ponto de referencia pra fazer a segunda parte do bg
e agora sim vc adiciona na animação,
agora eh soh clicar pra editar o bg, preencher ele com stk pra poder dar cor
se vc quiser colocar ainda mais detalhe eh o mesmo esquema, a unica coisa eh que vc vai ter que organizar todas as camadas corretamente, mas isso eh muito tranquilo, crie um ponto de referencia pra cada "construção" que vc for fazer, coloque o ponto onde for melhor para vc continuar a sua animação, eu gosto de dividir os pontos de referencia por "Construção" (predios, chao, montanha, etc...) pq se eu precisar reorganizar as camadas nao vai virar uma bagunça como jah aconteceu antes cmgo, entao divida por "construção", a animação que eu postei mais cedo ela esta desse jeito, eu criei um ponto de referencia pro chao, e outro para a parede, já nesse bg que eu fiz como exemplo os pontos foram para deixar o bg nivelado e te dar um noção de tamanho e fazer um bg grande usando um unico stk.
Entao eh isso, desculpa a confusao, eh muito mais facil fazer o bg do que explicar hahaha
qualquer duvida pode me mandar PM
Resultado Final: http://yourimg.in/m/008nc12.piv
não é preciso me dar creditos pelos stks se vc usar, foi um pequeno exemplo.
Creditos:
Aos animadores que forneceram seus pivs :peacen:
"Update"
Eu terminei de fazer esse BG pra PBC 4, ai lembrei que o tutorial nao ficou tao bom qnto eu queria, pq o BG que eu mostrei nem eh tao detalhado, entao to postando esse que eu fiz pra ficar um pouco melhor
Primeira parte do BG
Segunda parte do BG
eu usei um stk pra fazer as 2 partes do BG, se nao tivesse o usado o Chaos Crystal e os pontos pra ajudar eu ia precisar usar o dobro de stk e provavelmente ia ficar torto
agora o tanto que fica muito mais facil mover todos os stk
esses sao todos os stk que eu precisei pra fazer o BG, nao terminei ainda mas eh o suficiente pra mostrar que o tutorial pode ser util :]
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créditos ao gradus do PB, o smoothmaster que inspira uma galera!
isso ai com certeza ajudará mto!
Eu uso a largura do stk no 2, quase nunca 3, mais do que isso deixa o risco grosso demais, acaba deixando o bg estranho.
Vc vai precisar do Pivot 2.2.5 Hotkeys e Chaos Crystal.
Abra o pivot, selecione as dimensões da sua anima e etc, depois clique em "Editar", amplie a janela e use o Chaos Crystal para deixar transparente o "Construtor de Figuras", não se esqueça de mudar a opacidade para 100 ou menos, deverá ficar assim:
Depois de feito isso iremos apertar "N" que é atalho para começar um novo stick, em seguida iremos apertar "W" para deixar o stick "Estatico", diminuir o seu "Comprimento" para 0, sendo assim a unica coisa que irá aparecer será o ponto de origem, a bolinha meio laranjada, nomeie ela como "Referencia", vcs irao entender o porque.
OBS: Podemos usar essa bolinha tbm para fixar os pés do stick.
Agora é a parte que vc precisa prestar atenção, e usar a cabeça um pouco, pq se você quiser fazer um background grande e pretende fazer movimento de camera com ele, vc fará o seguinte:
pegue o ponto de referencia e coloque na extremidade da tela
abra o "Editar" e coloque o stk que vc vai criar em cima do ponto de referencia, eu faço isso para ficar mais facil de mexer os stks se forem muitos. Um bom exemplo do que estou falando é essa minha anima > Aqui
Como vcs viram eu movimentei varios stks sem errar a posição, isso porque eu coloquei todos os stks em cima do mesmo ponto de referencia
agora vamos criar a primeira parte do nosso bg
Agora preste atenção, pq eh muito importante essa parte, sem adicionar ou fechar o bg que vc fez no modo de Edição, vc irá dar um duplo click na "aba" do pivot até ficar na tela da animação, nesse bg não é tao util essa tecnica, mas qndo vc for fazer bg super detalhados em bg grandes vai ser util pq vc vai poder detalhar as 2 partes do bg com um unico stk, caso contrario vc precisaria de 2
Depois disso vc adicionará outro ponto de referencia e vai colocar ele na outra extremidade (lembrando que eh para deixar o modo de edição "minimizado"), para deixar os 2 pontos de referencia na mesma altura, vc irá pegar o segundo ponto que vc adicionou, colocar em cima do primeiro, e entao mover ele até a outra extremidade da tela usando o teclado para mexer o mouse, pq vai te dar precisão, se vc nao sabe como usar o teclado para isso leia esse tuto > Aqui
Eh para ficar assim:
depois de posicionar os 2 pontos de referencia, fique dando duplo clicks na aba do pivot ate abrir a do editar.
Agora podemos fazer um bg com tamanho de 2 frames usando um unico stk.
Agora vc vai colocar o ponto de origem do bg em cima do segundo ponto de referencia pra fazer a segunda parte do bg
e agora sim vc adiciona na animação,
agora eh soh clicar pra editar o bg, preencher ele com stk pra poder dar cor
se vc quiser colocar ainda mais detalhe eh o mesmo esquema, a unica coisa eh que vc vai ter que organizar todas as camadas corretamente, mas isso eh muito tranquilo, crie um ponto de referencia pra cada "construção" que vc for fazer, coloque o ponto onde for melhor para vc continuar a sua animação, eu gosto de dividir os pontos de referencia por "Construção" (predios, chao, montanha, etc...) pq se eu precisar reorganizar as camadas nao vai virar uma bagunça como jah aconteceu antes cmgo, entao divida por "construção", a animação que eu postei mais cedo ela esta desse jeito, eu criei um ponto de referencia pro chao, e outro para a parede, já nesse bg que eu fiz como exemplo os pontos foram para deixar o bg nivelado e te dar um noção de tamanho e fazer um bg grande usando um unico stk.
Entao eh isso, desculpa a confusao, eh muito mais facil fazer o bg do que explicar hahaha
qualquer duvida pode me mandar PM
Resultado Final: http://yourimg.in/m/008nc12.piv
não é preciso me dar creditos pelos stks se vc usar, foi um pequeno exemplo.
Creditos:
Aos animadores que forneceram seus pivs :peacen:
"Update"
Eu terminei de fazer esse BG pra PBC 4, ai lembrei que o tutorial nao ficou tao bom qnto eu queria, pq o BG que eu mostrei nem eh tao detalhado, entao to postando esse que eu fiz pra ficar um pouco melhor
Primeira parte do BG
Segunda parte do BG
eu usei um stk pra fazer as 2 partes do BG, se nao tivesse o usado o Chaos Crystal e os pontos pra ajudar eu ia precisar usar o dobro de stk e provavelmente ia ficar torto
agora o tanto que fica muito mais facil mover todos os stk
esses sao todos os stk que eu precisei pra fazer o BG, nao terminei ainda mas eh o suficiente pra mostrar que o tutorial pode ser util :]
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-.Shiranami.-- Mensagens : 1003
Data de inscrição : 01/12/2011
Idade : 25
Localização : Dark world
Cartão de pivoteiro
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Re: tutorial de Background Elaborado by: .gradus
Ei cara, as imagens tão dando erro, pode refazer-las?
DragaoAzul- Mensagens : 104
Data de inscrição : 05/12/2011
Idade : 28
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(10/100)
Re: tutorial de Background Elaborado by: .gradus
as imagens foram hospedadas no falecido yourimg (aaaa que saudade bons tempos)
e eu acho que sem imagens não da pra entender muita coisa
e eu acho que sem imagens não da pra entender muita coisa
Tobi ®- Moderador
- Mensagens : 788
Data de inscrição : 27/09/2011
Idade : 104
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Cartão de pivoteiro
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Re: tutorial de Background Elaborado by: .gradus
poisé.. mas deixa o tópico ai.. o pouco que da pra compreender ja ajuda.
alguem baixou a piv?
eu poderia pegar os frames que ele usou ali e editar o tópico...
também to morrendo de saldades do yourimg... só de imaginar quanta cultura do pivot sumiu com ele... caralho ._.
alguem baixou a piv?
eu poderia pegar os frames que ele usou ali e editar o tópico...
também to morrendo de saldades do yourimg... só de imaginar quanta cultura do pivot sumiu com ele... caralho ._.
-.Shiranami.-- Mensagens : 1003
Data de inscrição : 01/12/2011
Idade : 25
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